E-COMMERCE – COMO FAZER PARA MELHORAR AS VENDAS?
Caso você ainda não abriu sua empresa ou seu e-commerce, confira primeiro COMO ABRIR EMPRESA – PASSO A PASSO, ou caso queira ter outra fonte de renda para enfrentar este período de pandemia confira MONTE UM E-COMMERCE PARA ENFRENTAR A CRISE.
Se você já acessou as matérias anteriores agora está apto para seguir e conferir estas dicas que separei abaixo:
As vendas on-line estão em alta, o consumidor está preferindo comprar pela comodidade de estar em sua casa e também pela facilidade de acesso dos dispositivos móveis.
Com tantas pessoas on-line, como melhorar as vendas do seu e-commerce, impulsionando assim o crescimento de sua loja virtual?
Vou dar algumas dicas que fará você refletir sobre a importância de ter um plano de ação para seu negócio, e com a devida aplicação fará com seu comércio eletrônico comece a crescer.
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COMO LEVANTAR AS VENDAS DO E-COMMERCE?
O primeiro passo para levantar as vendas do E-commerce é entender que se faz necessário um Planejamento Estratégico de Negócios, ou seja o Plano de Negócios para o e-commerce é um plano de ação, analisando assim a taxa de conversão em vendas, que é a quantidade de vendas concretizadas em relação ao numero de visitas em sua plataforma
Exemplo:
Com a visualização desse gráfico você consegue identificar o principal problema do e-commerce com relação as pessoas que visitaram a plataforma?
Nesse caso na loja virtual, a quantidade de visitas na plataforma de vendas sempre será maior que quantidade de vendas concluídas.
No mesmo gráfico encontramos 02 problemas no E-commerce em relação aos visitantes e as vendas que iremos analisar.
1º PROBLEMA IDENTIFICADO
A plataforma recebe muitas visitas, possuindo bastante tráfego que neste caso foi de 15.000 visitantes, inclusive foram colocadas vendas nos carrinhos, porem as vendas não foram efetivadas.
2º PROBLEMA IDENTIFICADO
O número de vendas é baixo e pela quantidade de visitantes na plataforma, as vendas concretizadas, foram baixíssimas.
O QUE FAZER PARA MELHORAR AS VENDAS?
Para aumentar as vendas, se faz necessário entender o comportamento do consumidor on-line, vou dar 02 características de consumidores on-line
1º - O CONSUMIDOR PESQUISA ANTES DE COMPRAR.
Esse tipo de consumidor on-line pesquisa bastante antes de comprar, pesquisando bastante em outros sites, esse consumidor antes de comprar compara preços dos produtos e verifica a credibilidade dos sites que tem a intenção de comprar.
2º – O CONSUMIDOR CONSIDERA AS RECOMENDAÇÕES DE COMPRA.
Além de pesquisarem bastante o consumidor on-line ele analisa as recomendações de outros consumidores que compraram no seu site.
PLANO ESTRATÉGICO DE VENDAS
Conforme exemplos, você deve entender o seu público alvo, entendendo seu público alvo você empreendedor irá aumentar suas vendas.
Dessa forma, você deve refletir quem é o seu público alvo, ou seja, seu nicho de mercado, quem são seus concorrentes, preço praticado, com a análise desses pontos faz total diferença para ao crescimento da sua loja virtual.
PROMOVENDO O E-COMMERCE
Com o Planejamento Estratégico de vendas estruturado, você deve promover o seu E-commerce a fim de melhorar as vendas.
Voce sabe a diferença entre um E-commerce comum para DROPSHIPPING?
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1 - MARKETPLACES – AUMENTE SUA VISIBILIDADE
O mundo dos Maketplaces, atrai muitas pessoas, com isso será exibido os seus produtos, no entanto, você deve remunerar os Marketplaces em troca de comissão.
Alguns exemplos de marketplaces:
Mercado livre – 383 milhões;
Amazon – 2 bilhões;
Extra – 27 milhões;
Walmart – 26 milhões.
Investindo em Marketplace, fará com que melhore suas vendas, pois ao anunciar em Marketplaces, fará com que aproveite o tráfego extra de pessoas que normalmente não iriam em seu site, e o resultado será o aumento de visibilidade e vendas do seu E-commerce no mercado.
2 - MÍDIAS SOCIAIS
Neste caso, o uso das mídias sociais é de extrema importância, você deve frequentar os mesmos ambientes que seu publico alvo.
Você pode utilizar das suas redes sociais para divulgar seu produto ou serviço.
Nas redes sociais as pessoas costumam se relacionar com outras pessoas e ainda com empresas que lhe prestam serviços.
Estando presente onde seu cliente está, significa dizer, que está mantendo um bom relacionamento digital para a empresa que quer vender mais.
E-MAIL MARKETING
Uma das formas de divulgar seus produtos e serviços é através de e-mail marketing, essa ferramenta pode te trazer grandes resultados levantando as vendas do E-commerce.
Sugiro que nunca compre listas prontas de e-mails, geralmente essas listas caem direto em caixa de spam, surgindo um efeito contrário do que se espera.
Consiga e-mails sólidos, que esteja de acordo com seu público alvo.
Quando seu possível cliente acessar seu site, deixe um formulário para ser preenchido com seus dados de e-mail, com isso através de e-mail marketing será possível informar os seus clientes das novidades e promoções de sua loja virtual.
RECOMPENSA DIGITAL
Você pode oferecer um desconto, um brinde em formato digital como o download de um e-book, caso o cliente preencha o cadastro informando o e-mail.
PÓS VENDA
Ao implementar as técnicas no E-commerce, as suas vendas melhoram e todo esforço colocado para crescimento da sua loja virtual valerá muito a pena.
Mas o trabalho ainda não acabou, se faz necessário investir em pós-venda.
TÉCNICAS DE PÓS-VENDA
PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ)
O FAQ, é uma sessão no seu site que armazena as perguntas mais frequentes feitas por usuários.
SAC 2.0
Através do SAC 2.0, também utiliza das mídias sociais para realizar o serviço de atendimento ao cliente.
CHAT ON-LINE
Além das vendas, também é possível utilizar o chat on-line para solucionar eventuais problemas no pós-venda.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
As pesquisas de satisfação do cliente geram muitos resultados exemplo RESPONDA E GANHE.
TELEFONE
Telefonar para o cliente, para saber se gostou do produto, da forma que foi embalado, pode fidelizar ainda mais o relacionamento com o cliente.
CUPOM DE DESCONTO
Algumas lojas na primeira compra enviam cupom de desconto, para a próxima compra, com prazo para a utilização do cupom.
INDIQUE UM AMIGO
Ao indicar um amigo, o cliente e o amigo, recebem um desconto na próxima compra ou um brinde.
MÉTRICAS
Com a implantação de métricas para seu E-commerce, é considerada uma parte muito importante, para o crescimento de qualquer negócio on-line, onde auxilia o empresário na tomada de decisão.
As métricas são parâmetros que medem a performance de um site, existem técnicas que medem os resultados nas vendas aos lucros, e ainda na qualidade de atendimento, gestão de estoque entre outros.
Essas soluções podem ser pagas ou gratuitas, onde ajuda o empresário medir o crescimento do seu E-commerce.
É possível através das métricas, saber o tempo que cada consumidor fica em seu site, número de novas visitas, taxa de rejeição mediante colocação de um código rastreador.
É imprescindível acompanhar e analisar as métricas do seu E-commerce.
PLANO DE AÇÃO PARA VENDER MAIS NO SEU E COMMERCE.
Se você deseja alcançar sucesso no e-commerce, se faz necessário se dedicar ao planejamento e acompanhamento do seu negócio, portanto sugiro que elabore um Plano de Ação para vender mais no seu E-commerce.
Qualquer negócio se faz necessário um Plano de Ação, com ela auxilia empresários no crescimento do negócio.
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Nós da PEREIRA MONTENEGRO ASSESSORIA CONTÁBIL, somos Contabilidade Digital, onde ajudamos o cliente dando todo o suporte necessário, pois no início de cada negócio é normal que a empresa tenha dúvidas, e com toda a certeza iremos auxilia-lo.
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A escolha da empresa contábil é muito importante, nosso escritório por exemplo, somos contadores consultores, não queremos lhe entregar apenas guias de tributos, queremos lhe ajudar no crescimento do seu negócio, pois muitos empresários não possuem um Planejamento Financeiro e Planejamento Estratégico do Negócio, é onde a PEREIRA MONTENEGRO chega para ajudar no crescimento de sua empresa.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco, será um imenso prazer em ajudar.
Espero ter contribuído para o seu crescimento.
Rute Pereira Murbach Contadora e Advogada Tributarista