COMO ABRIR EMPRESA – PASSO A PASSO

COMO ABRIR EMPRESA 

 

 

O sonho de muitos brasileiros, é ter o próprio negócio, mas não imagina como funciona e nem tem ideia de como dar o primeiro passo.

 

 

 

O empreendedor já até sabe no que vai empreender, mas não imagina as etapas que deverá cumprir para legalização de sua empresa, onde a burocracia, muitas vezes fazem com que este empreendedor desista de abrir seu CNPJ, deixando seu sonho de empreender para trás.

 

 

Esse artigo é para você que tem um sonho de empreender e tem interesse em saber como abrir sua empresa, por isso, criamos Como abrir empresa Passo a Passo, onde lhe mostraremos que não é nenhum bicho de 7 cabeças, e o seu sonho em empreender esta mais próximo do que você imagina.

 

 

PLANO DE NEGÓCIOS

 

 

Antes de você abrir uma empresa, você deve avaliar a viabilidade do negócio, devendo ser efetuado um estudo de mercado em que você pensa entrar, definir os custos para iniciar o negócio, ter uma reserva de capital de giro, bem como escolher o regime de tributação mais adequado a fim de pagar menos impostos .

 

 

 

CONSULTA E VIABILIDADE

 

 

Quando você for procurar o ponto comercial para abrir sua empresa, é necessário fazer uma pesquisa junto a prefeitura para verificar a viabilidade do negócio, ou seja, se aquele local escolhido é permitido ou não no zoneamento da cidade para abrir a sua empresa.

 

 

 

PESQUISA DO NOME EMPRESARIAL

 

 

Você deve pesquisar sobre a existência de empresas constituídas com nomes idênticos ou semelhantes, ao escolher um nome já existente no mercado, pode acarretar sérios problemas, por isso a importância da escolha do nome na hora de abrir sua empresa evitando problemas futuros.

 

 

 

As pesquisas devem ser feitas no site de Registro de Marcas e Patentes INPI, e na hora da abertura da empresa, no site da Junta comercial do Estado, evitando assim problemas com registro do nome da empresa.

 

 

 

PROCURE UM CONTADOR

 

 

Tenha o contador como seu aliado nesse processo de abertura de empresa, bem como na gestão do seu negócio, ele te auxiliara quais são os documentos necessários para abrir uma empresa.

 

 

 

 

O contador é um profissional que contribui com o crescimento do seu negócio, não apenas no momento da abertura de sua empresa, mas sim, ele pode te ajudar em muito em relação a diminuição de carga tributária e gestão financeira da sua empresa.

 

Tenha o Contador como seu parceiro junto ao seu crescimento, ele pode te ajudar nos seguintes passos:

 

 

 

 

QUE TIPO DE EMPRESA ABRIR

 

 

É necessário que o empreendedor juntamente com ajuda de seu contador, escolha o Tipo jurídico de sua empresa, bem como o porte de sua empresa que são:

 

 

 

FORMATO JURÍDICO

 

 

 

EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, é o tipo jurídico de empresa, constituída por uma única pessoa, sendo titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não poderá ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salário mínimo vigente no País.

 

 

A escolha desse tipo jurídico, o titular não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa.

 

 

A pessoa que constituir empresa individual de responsabilidade limitada EIRELI, somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.

 

 

 

 

SOCIEDADE LIMITADA

 

A sociedade Limitada, seu objetivo é o exercício de sua atividade seja de forma empresária, ou que exerça profissionalmente sua atividade econômica, sendo de forma organizada, para produção ou circulação de bens ou serviços, constituindo assim a empresa.

 

 A SOCIEDADE EMPRESÁRIA, podemos dizer que é a reunião de dois empresários ou mais, para a exploração, em conjunto, de atividade(s) econômica(s).

 

Respondem os sócios de forma limitada ao capital social da empresa, pelas dívidas contraídas no exercício da sua atividade perante os seus credores.

 

A sociedade empresária Limitada o seu Registro deve ser feito na Junta Comercial do Estado.

 

 

 

EMPRESÁRIO INDIVIDUAL

 

 

É aquele que exerce em nome próprio, uma atividade empresária, o titular da empresa é apenas uma pessoa física, onde seus bens pessoais, bem como seu patrimônio respondem, não separando assim o seu patrimônio.

 

O empresário escolhendo esta modalidade de empresário individual, responde de forma ilimitada pelas dívidas contraídas, no exercício de sua atividade, perante a credores, respondendo com seus bens pessoais incorporados em seu patrimônio.

 

 

 

ELABORAÇÃO DO CONTRATO SOCIAL.

 

 

É necessário a elaboração do Contrato social, onde neste contrato é definido quem são os sócios, valor do capital social, objeto social, endereço da empresa e quem ficara responsável pela administração da empresa.

 

Caso o Contrato social não seja registrado na Junta Comercial do Estado, deve ser registrado em Cartório, porem é necessário a assinatura de um advogado no Contrato Social, essa obrigatoriedade se da apenas para contratos registrados em Cartório de Pessoa Jurídica.

 

 

 

 

REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO OU CARTÓRIO DE PESSOA JURÍDICA.

 

 

Após ter feito a escolha do Tipo jurídico da empresa, você deve efetuar o Registro na Junta Comercial do Estado ou Cartório de Pessoa Jurídica.

 

 

 

 

 

CNPJ e INSCRIÇÃO ESTADUAL

 

 

Após esse registro você obtém o CNPJ e Inscrição Estadual, no caso da Inscrição estadual é para você empresário que exerça atividade comercial.

 

 

 

ORGÃOS DE CLASSE

 

 

Existem atividades profissionais, denominadas atividades regulamentadas, onde as empresas necessitam fazer seu registro no órgão de classe, alguns exemplos:

 

 

Engenheiro e Arquitetos, CREA (Conselho Regional de Engenharia arquitetura e Agronomia), Imobiliárias CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), Médicos CRM (Conselho Regional de Medicina), entre outros.

 

 

 

 

ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO

 

 

Este documento é de caráter municipal, onde ele te da a licença para funcionar, é como se fosse uma licença para abrir as portas, sem ela a empresa não pode começar a funcionar.

 

Antes mesmo de efetuar o registro na junta comercial é necessário que seja feito uma consulta de viabilidade a fim de saber se aquele local escolhido pode ser exercido a atividade ou não, para a abertura de sua empresa.

 

 

 

 

ALVARÁ DOS BOMBEIROS

 

 

Ao abrir uma empresa é necessário, que o empresário tire o Alvará de Vistoria do Corpo dos Bombeiros, este documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, que serve para atestar se o estabelecimento possui padrões de segurança contra incêndio.

 

 

 

 

 

CERTIFICADO DIGITAL

 

 

Após a abertura da empresa, é necessário a aquisição de Certificado Digital tipo A1, para que as obrigações acessórias sejam entregues.

 

O certificado digital A1, também serve para Emissão de suas Notas Fiscais

 

 

O certificado digital, inclusive, serve para fazer transações realizadas via internet, comprovando a sua autenticidade.

 

 

 

TIPO JURÍDICO

 

 

Você empresário na hora de abrir sua empresa, deve escolher o tipo jurídico:

 

ME – Microempresa;

EPP – Empresa de Pequeno Porte;

DEMAIS EMPRESAS;

 

 

 

REGIME DE TRIBUTAÇÃO

 

 

Depois de aberta a empresa você devera escolher o Regime Tributário, mais adequado.

 

 

A escolha do Regime tributário é muito importante. Fazendo um estudo bem detalhado com o seu Contador, faz com que você empresário pague menos impostos.

 

 

TIPOS DE REGIME

 

 

Microempreendedor Individual,

Simples nacional.

Lucro Presumido.

Lucro Real.

 

 

 

NOSSO ESCRITÓRIO

 

 

Nós da Pereira Montenegro, fazemos todo esse trabalho de constituição na abertura de empresa, bem como, fazemos um estudo tributário bem detalhado, para que você empresário pague menos impostos.

 

E ainda te ajudamos na Gestão Financeira de sua empresa, a fim de melhorar os resultados financeiros do seu negócio.

 

Entre em contato conosco, que temos uma equipe especializada para prestar o melhor atendimento.

 

Espero que com esse artigo nós tenhamos contribuído de alguma forma com seu crescimento. 

Rute Pereira Murbach
Contadora e Advogada Tributarista

Voltar

Compartilhe!