COMO TRABALHAR COM DROPSHIPPING – VANTAGENS E DESVANTAGENS

COMO TRABALHAR COM DROPSHIPPING – VANTAGENS E DESVANTAGENS

 

 

 

O que é Dropshipping?

 

 

Dropshipping é um ramo de vendas online e-commerce, ao qual a loja virtual não possui estoque de mercadorias dos produtos a serem vendidos. 

Ao comercializar o produto, o dropshipping efetua a compra do item com um fornecedor terceirizado, e este fornecedor faz o envio diretamente ao cliente da loja virtual. Contudo, o comerciante dropshipping não tem contato direto com o produto.

A grande diferença entre o comerciante dropshipping e o comerciante tradicional de vendas no varejo, é que o dropshipping vende o produto mas não possui estoques. 

 

Fiz um artigo detalhado explicando sobre dropshipping -> TUDO SOBRE DROPSHIPPING! (clique aqui)

 

Vou demonstrar através desse artigo as vantagens e desvantagens em trabalhar com dropshipping.

 

 

 

VANTAGENS EM TRABALHAR COM DROPSHIPPING

 

 

Investimento Baixo – Trabalhar com dropshipping tem suas vantagens, com a criação do dropshipping permite a criação de um e-commerce Loja virtual, sem a necessidade de investir dinheiro com estoques. 

O investimento em estoques fica por conta dos fornecedores com as grandes quantidades de capital na compra dos seus estoques.  

O modelo de dropshipping, você não é necessário comprar nenhum produto, a não ser que já tenha efetuado a venda e recebido o valor de seu cliente.

Por não ter investimentos iniciais com estoque, é possível iniciar uma  empresa  de sucesso no ramo de dropshipping com muito investimento.

 

 

Como começar um dropshipping – Gerenciar uma loja virtual e-commerce é muito mais fácil do que se possa imaginar, isso porque não se faz a necessidade de produtos físicos.

Ao utilizar a modalidade do e-commerce o dropshipping, você fica despreocupado com:

 

• Gerenciar estoques ou pagar aluguéis de depósitos para guardar os estoques.

• Embalar e enviar seus pedidos, ficando por conta do fornecedor.

• Controlar estoques.

• Problemas com devoluções e recebimento de produtos

• Controle de estoque e compra de produtos a fim de alimentar esse estoque.

 

 

Os Custos de ser Dropshipping de maneira Geral são Baixos 

Os custos de uma empresa dropshipping, acaba sendo baixa, pelo fato de não possuir compra de estoque e controle e gerenciamento de depósitos, para armazenagem desses estoques.

Contudo, para você, que quer ter uma empresa Dropshipping, o custo para manutenção dessa empresa é bastante baixa, dando para ser administrada até mesmo de sua casa, tendo apenas um computador ou notebook, mas conforme o crescimento da empresa, obviamente que as despesas aumentarão, mas sendo ainda muito vantajoso ter esse tipo de empresa, por seu custo permanecer baixo.

 

 

Tenha uma Empresa Dropshipping em qualquer lugar

Você que quer ter uma empresa de dropshipping, você sabia que poderá administrar essa empresa de qualquer lugar, tendo apenas Internet, facilitando a comunicação de seus fornecedores e clientes, é possível administrar essa empresa de qualquer lugar.

 

 

 

Variedade e diversificação de Produtos 

Como explicado anteriormente para você ter uma empresa dropshipping, não se faz necessário possuir estoques.

Por não ter que fazer estoques ou comprar antecipadamente os itens a serem posto à venda, você pode oferecer diversos produtos aos seus clientes. 

Você deve verificar o que seus fornecedores possuam em estoque e poderá incluir este produto em seu site.

 

 

 

Comparação entre empresa tradicional e empresa Dropshipping

 

 

Em relação a uma empresa tradicional, se você que trabalhar muito, já sendo fornecedor dropshipping, você terá apenas o trabalho de processar os pedidos e o seu próprio fornecedor será responsável pela embalagem e entrega do produto.

O trabalho adicional feito por você, está relacionado ao atendimento ao cliente, um bom atendimento ao cliente, torna este negócio bem atraente, sendo este negócio bem-sucedido tanto para você que quer começar ou pra você que já tem o seu e-commerce estabelecido na forma tradicional. 

Esses benefícios tornam o modelo de negócio dropshipping em um modelo bastante atraente, tanto para empreendedores que querem iniciar seu negócio e não queiram correr riscos de investimento, ou até mesmo para aqueles que já são empreendedores.

Mas deve ficar atento pois, o dropshipping não possui apenas vantagens. Toda essa versatilidade que traz conveniência ao empreendedor dropshipping tem o preço a se pago.

 

 

 

DESVANTAGENS EM SER DROPSHIPPING

 

Lucro baixo – As margens de lucro são baixas sendo esta sua maior desvantagem na operação dropshipping. 

A baixa a margem de lucro é devido a facilidade para iniciar o negócio, pois se começa com custos muito baixos e muitos empreendedores de dropshipping vendem seus a preços baixíssimos com intuito de aumentarem seus lucros.

Esses empreendedores fazem isso, pelo fato de terem investido muito pouco na execução inicial da empresa, dando-se ao luxo de aplicar pequenas margens de lucro.

Com aumento da concorrência muitas vezes pode prejudicar as margens de lucro de qualquer segmento.

Mas você pode tomar certos cuidados a fim de diminuir esse problema, fazendo uma análise de mercado e planejamento estratégico do seu negócio a fim de escolher um segmento de venda on line para a aplicação do dropshipping.

 

Inclusive fiz um vídeo explicando sobre planejamento financeiro e planejamento estratégico para quem quer iniciar um negocio:   Planejamento Financeiro e Estratégico para Iniciar um Negócio (clique aqui)

 

 

 

Quem é dropshipping tem problemas com estoque

O Comerciante que possui seu e-commerce no modo tradicional de vendas, com toda a certeza, tem o controle desse estoque, onde é controlado todos os itens que estão sendo demonstrados para a venda.

Mas no modelo de negócio dropshipping, você acaba os terceirizando a partir de diversas empresas terceirizadas, que também executam pedidos de outros empreendedores também dropshipping, alterando o estoque diariamente.

Mesmo que haja formas de alinhar com os fornecedores a fim de não prejudicar o estoque de sua loja virtual, o controle desse estoque nem sempre funciona perfeitamente.

 

 

 

Dificuldades com custo do Frete 

Como você irá trabalhar com diversos fornecedores, os produtos ofertados por seu site serão fornecidos por diversos fornecedores, com isso pode dificultar o custo do frete.

Vou dar um exemplo prático:

Você tem um cliente que entrou no seu site e comprou 04 itens disponíveis, mas de fornecedores diferentes.

Neste caso você terá quatro custos de fretes ao enviar o produto de cada item para seu cliente, mesmo que queira enviar o custo para o seu cliente, esta é uma forma menos inteligente, agindo desse jeito fará que seu cliente pense que esta agindo de forma abusiva e achar o o frete caro e com isso fará com que perca a venda. 

 

 

 

Erros dos Fornecedores 

É muito ruim ser acusado por alguma coisa que não é culpa sua, mas deverá aceitar a responsabilidade da culpa pelo fato te ter escolhido aqueles fornecedores.

Você pode escolher os melhores fornecedores Dropshipping, mesmos os fornecedores mais sérios podem cometer erros não hora de processar seu pedido, erros esses, que a culpa será exclusivamente sua e você deverá consertar a situação. 

Por isso, que a escolha de fornecedores deve ser muito importante, escolhendo fornecedores ruins, poderá lhe causar muitos problemas, prejudicando a imagem da sua empresa, com escolhas ruim poderá por seu negocio a perder, pois caso não siga a legislação do Código de defesa do consumidor, lhe causara sérios prejuízos e penso que não é isto que você quer.

A escolha dos fornecedores, deve ser muito bem estudada, para a aquele determinado produto, nunca deve ser levado em conta apenas o preço do produto, mas também deve ser levado em conta a sua qualidade, como já mencionado deve estar de acordo com as normas brasileiras ANVISA e IMETRO, e também o seu monitoramento em relação ao Estoque e envio do produto.

 

 

 

Montar uma empresa Dropshipping Vale a Pena?

 

 

Montar uma loja virtual na modalidade dropshipping, não é um modelo perfeito, possui vantagens e desvantagem, mas como qualquer empresa terá obstáculos que deverão ser ultrapassados e superados.

Deve se levar em conta, que ao montar qualquer negócio se faz necessário um plano de ação, esse plano de ação consiste em planejamento financeiro e planejamento estratégico do seu negócio

No planejamento financeiro, você devera analisar os custos que terá ao abrir o negócio, bem como o preço a ser estudado e colocado nos produtos.

 

Já o planejamento estratégico, lhe dará parâmetros ante a concorrência, fornecedores, ou seja, se faz necessário, uma análise de mercado, 

 

Você deve ter ajuda de uma assessoria contábil, a fim de ajudar na melhor forma de tributação em que se enquadra a sua empresa, bem como no planejamento financeiro e gestão estratégica de seu negócio, o contador pode te ajudar e muito nestas questões.

 

Caso tenham alguma dúvida, entre em contato com a Pereira Montenegro assessoria contábil empresarial, temos uma equipe especializada que lhe ajudara no crescimento do seu negócio.

 

Vamos resolver esses problemas e enfrenta-los da melhor forma de cuidando deles.

 

A boa notícia, com um planejamento financeiro e plano estratégico cuidadoso, a maioria desses problemas podem ser resolvidos, a fim de não impedir uma empresa de sucesso, sendo esta muito lucrativa. Então não deixe de nos procurar.

 

Espero ter ajudado

 
 
 
 
 

Rute Pereira Murbach
Contadora e Advogada Tributarista

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