COMO MONTAR UMA CLÍNICA VETERINÁRIA?

COMO MONTAR UMA CLÍNICA VETERINÁRIA – PASSO A PASSO

 

 

 

Como montar uma Clínica Veterinária, é o sonho de muitos profissionais Médicos Veterinários ou Profissionais do Mercado PetVeT, muitos desses profissionais são recém-formados e tem o sonho de montar uma clínica veterinária, sendo dono do seu próprio negócio.

 

Através deste artigo, vou te mostrar o passo a passo de como montar uma Clínica Veterinária.

 

 

 

1º PASSO - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS

 

 

 

Ao iniciar um negócio você deve ter um Plano de Ação, que nada mais é elaborar um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS, que consiste na construção de sua Clínica Veterinária, definindo assim suas características que são elas:

 

SERÁ DEFINIDO:

 

 

ANÁLISE FINANCEIRA

RAMO DE ATIVIDADE

LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA

QUEM SERÁ SEU PÚBLICO ALVO

FORNECEDORES

ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA

SERVIÇOS E PRODUTOS QUE SERÃO OFERTADOS

FORMA DE OPERAÇÃO DA EMPRESA

 

Com o Planejamento Estratégico elaborado, lhe dará parâmetros ante a concorrência, fornecedores, ou seja, é muito importante analisar o mercado em que está entrando.

 

 

 

2º PASSO - PLANEJAMENTO FINANCEIRO

 

 

 

Ao iniciar qualquer negócio, deverá ser elaborado um Planejamento Financeiro do negócio, onde este Planejamento Financeiro lhe ajudará a calcular os custos iniciais para montar a Clínica Veterinária.

 

Elaborar um Planejamento Financeiro para montar a Clínica Veterinária, esse estudo que se faz necessário, onde lhe, mostrará a viabilidade do negócio, se será lucrativo ou não, com o planejamento financeiro elaborado, lhe dará parâmetros da receita e dos custos sendo estes variáveis e custos fixos.

 

O contador pode te ajudar na elaboração do Planejamento Financeiro de sua Clínica Veterinária, é muito importante, pois evita que a empresa cometa erros que não foram calculados.

 

 

 

3º PASSO - ENCONTRE O LOCAL EM QUE SERÁ MONTADO A CLÍNICA VETERINÁRIA

 

 

 

A escolha do ponto comercial é muito importante, deve ser analisado o público alvo que você quer atingir fazendo seguinte análise:

 

Analisar o bairro em que a Clínica Veterinária será montada, se faz necessário conhecer o bairro e o custo médio de vida daquele bairro.

 

Uma dica bem legal verifique se as pessoas passeiam com seus Pets, próximo ao local que você tem a intenção de montar sua clínica veterinária.

 

 

 

4º PASSO - ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

 

 

 

Verifique se no bairro no qual tem intenção em montar a clínica, se há ou não concorrência, e analise seus possíveis concorrentes, o ideal é, que o bairro escolhido exista pouca concorrência.

 

Para analisar a concorrência, uma dica, é visitar os concorrentes e verificar os pontos positivos e negativos, ao fazer esse estudo com os pontos negativos da concorrência, se tornarão positivos em sua Clínica Veterinária, pois você não cometerá os mesmos erros.

 

 

 

5º PASSO - ABERTURA DE SUA EMPRESA – LEGALIZAÇÃO

 

 

 

Ao montar sua Clínica Veterinária, será necessário registrar a empresa e definir o tipo jurídico que são estes:

 

Empresário Individual

EIRELI (Empresa individual de Responsabilidade Limitada)

SOCIEDADE LIMITADA OU

SOCIEDADE SIMPLES

 

 

 

6º PASSO – REGISTRO DA EMPRESA

 

 

 

Para legalizar a sua Clínica Veterinária, você deve efetuar os seguintes registros:

 

Registro na Junta Comercial;

Registrar na Receita Federal o CNPJ de sua Clínica Veterinária;

Alvará de funcionamento fornecido pela prefeitura do município da clínica, autorizando o funcionamento da clínica veterinária;

Alvará da Vigilância Sanitária;

Alvará do Corpo de Bombeiros, autorizando o funcionamento ao público;

Registro no CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária;

 

 

 

 7º PASSO - ESTRUTURA DA CLÍNICA VETERINÁRIA

 

 

 

O Ambiente da clínica é muito importante, serão necessários os seguintes ambientes:

 

Recepção;

Sala de espera;

Consultório;

Setor cirúrgico com sala de esterilização, antissepsia, sala de preparo, para clínicas que ofertarão esse serviço, bem como, sala de recuperação do animalzinho;

Ala de internação, deverão oferecer acomodações individuais e ala de isolamento para animais com doenças infeciosas;

A clínica deverá possuir lavanderia, estoque de produtos/estoque de medicamentos e sanitários.

 

 

 

8º PASSO - FUNCIONÁRIOS DA CLÍNICA VETERINÁRIA

 

 

 

A escolha dos profissionais é muito importante, é necessário dar treinamento aos funcionários, seus profissionais deverão passar segurança e amor aos seus clientes e Pets, pois o cuidado com os Pets é primordial.

 

MÉDICO VETERINÁRIO, para funcionamento da Clínica Veterinária, por lei se faz necessário esse profissional, é necessário verificar se o mesmo possui registro no CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINARIA CRMV.

 

AUXILIAR DE VETERINARIA

O Auxiliar de Veterinária deve possuir graduação e principalmente boa disposição física, capacidade de comunicação, concentração e decisão.

O Auxiliar de Veterinária realizará aplicação de medicamentos tais como, vacinas na dosagem recomendada pelo médico veterinário, ajudará na instrumentação cirúrgica, auxiliará o Médico Veterinário nas cirurgias quando assim requisitado, tranquilizar os cães ou gatos, preparar para o banho e tosa, controlar corretamente as mercadorias e sempre manter o controle para reposição das mesmas, cuidar da higiene e realizar as tosas das raças com as ferramentas recomendadas a cada tipo de pelo ou pelagem, cuidar das maternidades, observando o comportamento das mães e filhotes.

Este profissional deve cuidar dos animais sempre com instruções do Médico Veterinário.

 

RECEPCIONISTAS

Será necessário a contratação de recepcionista, a fim de receber os clientes e os pets, cuidando dos agendamentos bem como do cadastro de clientes da Clínica Veterinária.

A função de recepcionista é muito importante, devendo tratar os clientes e Pets da Clínica Veterinária com muito cuidado e atenção.

 

BANHO E TOSA

Caso sua clínica oferte esse serviço se faz necessário um profissional para dar banho e tosar os animais.

 

 

 

9º PASSO - MARKETING

 

 

 

Para que sua clínica cresça e se torne conhecida é muito importante o marketing de sua empresa.

 

Faça uma bela fachada, mas não é só isso o ambiente deve ser muito agradável, aconchegante e principalmente muito limpo.

 

Mas o Marketing Digital é muito importante para a divulgação de sua Clínica Veterinária não ficando apenas no boca a boca.

 

Utilize de suas redes sociais, Facebook, Instagram, crie um site, faça links patrocinados no Google Adwords, Youtube e redes sociais, isso é muito importante para divulgar a sua Clínica Veterinária.

 

 

 

10º PASSO - CONTE COM A PEREIRA MONTENEGRO PARA MONTAR SUA CLÍNICA VETERINÁRIA

 

 

 

Além de abrir a sua empresa, a Pereira Montenegro, também lhe ajudará na elaboração do Planejamento Estratégico de seu negócio, bem como no Planejamento Tributário e ainda lhe auxiliamos na Gestão Financeira de sua Clínica Veterinária.

 

Além de contadores somos contadores consultores, que ajuda no crescimento de sua empresa entre em contato conosco.

 

 

Espero ter ajudado.

 
 
 

Rute Pereira Murbach
Contadora e Advogada Tributarista

Voltar

Compartilhe!