COMO MONTAR UM SALÃO DE BELEZA

COMO MONTAR UM SALÃO DE BELEZA

 

 

 

Ao abrir um de salão de beleza, você sabia que tem tudo para dar certo?! O ramo da beleza e estética está em grande crescimento, onde as brasileiras estão cada vez mais vaidosas, sendo este mercado em grande expansão.

 

Escrevi este artigo com intuito de orientar você que é profissional da beleza e tem o sonho em empreender e quer começar da maneira certa, onde irei demonstrar 12 passos de COMO MONTAR UM SALÃO DE BELEZA.

 

 

 

 

 

ASSISTA O VÍDEO OU LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

 

 

 

 

 

 

 

 

1° PASSO - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIO.

 

 

 

Antes de abrir empresa, deve ser feito um Planejamento Estratégico de Negócio, através do planejamento estratégico, onde lhe auxiliará como será constituído o Salão de beleza.

 

É o Plano de Negócios que irá ajudar o empreendedor no ramo da beleza na hora de definir os reais objetivos do negócio, criando estratégias, permitindo uma visão mais ampla e dando senso da viabilidade, se viável ou não o negócio.

 

 

O QUE DEVE CONSTAR NO SEU PLANO DE NEGÓCIOS.

 

 

1-     Pesquise sobre o mercado e tendências no ramo de salão de beleza.

2-     Estude as características da viabilidade do negócio, se o local escolhido é viável para abrir empresa?

4-     Possui linhas de créditos e financiamentos caso necessite?

5-     Análise da concorrência. Quem será sua concorrência?

6-     Quem serão seus fornecedores dos produtos?

7-     Quem serão seus colaboradores?

8-     Quem será seu público-alvo?

9-     Plano de Marketing.

10-   Criação de metas e prazo para cumprimento.

 

 

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS.

 

 

Para você empreendedor que ao abrir empresa no ramo de salão de beleza, é de suma importância conhecer o planejamento do seu negócio, pois com o Plano Estratégico lhe mostrará o caminho a ser percorrido, mesmo que haja riscos, mas com ele estruturado a possibilidade de dar certo o negócio é muito maior.

 

Não basta apenas verificar a viabilidade do negócio, através do Planejamento de Negócios, onde irá analisar a viabilidade, se o negócio pretendido é viável ou não, e principalmente, se lhe proporcionará o retorno financeiro, o tão esperado lucro.

 

O Plano de Negócios, ajuda a minimizar os riscos e possíveis problemas, possibilita identificar estratégias prevenindo tais fatores.

 

 

 

 

2° PASSO - PLANEJAMENTO FINANCEIRO. PARA ONDE ESTÁ INDO O MEU DINHEIRO?

 

 

 

 

Através do planejamento financeiro, onde ele bem estruturado lhe mostrará para onde está indo o seu dinheiro, mostrando o que foi gasto (despesas), e quanto foi recebido (receitas), durante um certo período determinado.

 

Também com o planejamento financeiro bem estruturado lhe dará parâmetros de gastos na hora de abrir sua empresa.

 

Através do planejamento financeiro irá lhe mostrar quais foram os meses de maior ou menor faturamento.

 

É um instrumento que a empresa tem para controlar, com o objetivo de ajudar o empresário a tomar as melhores decisões bem como verificar como esta a saúde financeira de seu negócio.

  

O Planejamento Financeiro identificará todas as receitas, bem como seus custos, que a empresa teve em um certo período, e seu objetivo é verificar se ganhou ou se perdeu dinheiro, sendo o plano financeiro um forte aliado para o sucesso financeiro da sua empresa.

 

 

 

 

 

 

 

Sabendo que se você possuir um Planejamento Financeiro, sua empresa terá muito mais chances de sucesso, principalmente na hora de abrir sua empresa e também a longo prazo. Pensando em te ajudar escrevemos uma matéria que te ensina a como Fazer um Planejamento Financeiro (clique aqui) . Temos a convicção que com o planejamento financeiro, sua empresa estará amparada para o crescimento que você almeja.

 

 

 

 

 

É muito importante para que o negócio cresça, tenha Planejamento Financeiro, que lhe ajudará na organização:

 

 

FLUXO DE CAIXA

 

CONTROLE DE CONTAS A PAGAR

 

CONTROLE DE CONTAS RECEBER

 

FORMA DE INVESTIMENTO DO CAPITAL DA EMPRESA

 

PROJEÇÃO DE ORÇAMENTO DE CAIXA PARA O PRÓXIMO ANO.

 

 

 

 

3° PASSO – ENTENDA O MERCADO - FIQUE ANTENADO NAS TENDÊNCIAS

 

 

 

 

No ramo da beleza, constantemente aparece no mercado novos produtos e muitas tendências, sendo estas, inovadoras, resultando em benefício muito grande aos clientes.

 

É necessário fazer uma pesquisa para verificar o mercado, que no ramo da beleza está em constante crescimento, estudo constante e busca de oportunidades de crescimento é muito importante que você empreendedor se diferenciar da concorrência, tenha sempre isso em mente.

 

Ao ABRIR EMPRESA, é necessário fazer uma pesquisa de mercado com as novas tendências, pois os clientes estão cada vez mais exigentes, e com isso você irá se diferenciar da concorrência. DIFERENCIAÇÃO DA CONCORRÊNCIA É MUITO IMPORTANTE.

 

Uma grande tendência de negócios no ramo de Salão de beleza são as Barbearias, os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência. Portanto as Barbearias estão em constante crescimento, sendo uma oportunidade de negócios que se planejada da maneira correta com toda certeza irá te dar lucro.

 

 

 

4° PASSO - ESCOLHA DO PONTO COMERCIAL É EXTREMAMENTE IMPORTANTE!

 

 

 

 

 

Quando temos a intenção de montar um negócio, como já explicado, é necessário elaborar o planejamento estratégico de negócios, nesse plano deve constar a escolha do ponto comercial, bem como valor da locação ou valor de compra do imóvel.

 

Ao escolher o ponto comercial, análise bem o local, se é de fácil acesso aos clientes, se possui estacionamento ou convênio próximo do Salão para os clientes estacionarem.

 

 

 

 

Um ponto bem importante a ser considerado é a concorrência. Por isso é muito importante a análise da concorrência de modo que você, empresário, venha se destacar, onde a concorrência será irrelevante.

 

Analise também se o negócio montado anteriormente mesmo que não foi no ramo da beleza porque não deu certo, é de extrema importância a escolha do ponto comercial.

 

 

 

 

 

5° PASSO – DEFINIR PÚBLICO-ALVO

 

 

 

Ao abrir um salão de beleza, é de extrema importância a escolha do público-alvo que o salão quer atingir.

 

É um erro querer atingir todos os públicos, daí a necessidade de definir seu público-alvo, a fim de atrair esses clientes para seu salão. Você deve conhecer seu público.

 

Saiba que serão seus clientes que lhe ajudará no crescimento do seu negócio fazendo com que ele prospere, portanto analise bem o seu público-alvo.

 

 

 

 

Como definir público-alvo

 

Faça as seguintes perguntas:

 

Quem irá comprar em meu salão?

Qual tipo de serviço ele está comprando?

Por que ele está comprando este serviço?

Quais são seus hábitos de compra?

Qual é sua idade?

Qual é o sexo feminino ou masculino?

Qual a sua renda?

Qual é o seu estilo de vida?

 

 

Respondendo estas perguntas irá lhe ajudar a definir o público-alvo que você empreendedor da beleza quer atingir.

 

 

 

 

6° PASSO – QUAIS SERÃO OS SERVIÇOS QUE IRÁ PRESTAR E OS PRODUTOS QUE IRÁ VENDER AOS SEUS CLIENTES.

 

 

 

É necessário definir o tipo de serviço que o salão de beleza irá oferecer, bem como os produtos que estarão disponíveis para o seu cliente comprar, caso assim queira.

 

Verifique quais serão os equipamentos que será necessário possuir em seu salão, faça uma lista de serviços que o seu salão de beleza irá oferecer ao seu cliente.

 

Uma sugestão, crie pacotes de serviços por exemplo: faça coloração e ganhe uma escova ou faça luzes e ganhe manicure (mão), são pacotes que poderá fidelizar seu cliente.

 

 

 

7° PASSO – APARÊNCIA DO SALÃO DE BELEZA.

 

 

É muito importante que o salão de beleza seja um local muito agradável, em que o cliente sinta muito prazer em estar lá.

 

Sugiro que contrate um arquiteto ou designer de interiores, a fim de ajudá-lo a montar o seu salão de beleza, pois o ambiente do salão é muito importante.

 

Para quem não quer gastar muito, existem sites como o Pinterest por exemplo, onde, poderá te auxiliar na aparência do seu salão de beleza, demonstrando projetos de outros salões, não custa nada dar uma olhadinha nesses sites, mas nada melhor como ter a ajuda de um profissional especializado.

 

 

 

 

8° PASSO - MONTE SUA EQUIPE E PRINCIPALMENTE TREINE SEU PROFISSIONAL.

 

 

Os empreendedores no ramo de salão de beleza, devem ficar, sempre antenados nas tendências do mercado, devido a este fator, a escolha dos profissionais que lhe ajudarão em seu salão de beleza é de muita importância.

 

Não é fácil escolher esses profissionais, mas é necessário observar se o profissional que esteja pensando em contratar, deve estar antenado nas novas tendências do mercado.

 

Geralmente quem monta um salão de beleza também é profissional da área, é muito importante que você profissional, esteja sempre antenado buscando treinamento constante, para que haja diferenciação em seu negócio, portanto não fique parado no tempo, procure observar as novas tendências que o mercado oferece, com isso você também poderá treinar a sua equipe.

 

Fiz um artigo explicando ao empreendedor do ramo do salão de beleza COMO MELHORAR SEU SALÃO DE BELEZA clique aqui!

 

 

 

 

9° PASSO- INVESTIMENTO EM MARKETING

 

 

 

 

Para que o salão de beleza dê certo, é necessário investir em marketing digital, devendo criar campanhas e anúncios patrocinados a fim de divulgar o seu salão, fazendo as campanhas da maneira correta, fará com que seu negócio fique visível, com isso atrairá mais clientela.

 

 

SE NÃO INVESTIR EM MARKETING SEU SALÃO NÃO IRÁ CRESCER.

 

 

 

Além seguir o seu Planejamento Estratégico de Negócios é muito importante investir em Marketing Digital, fazendo as campanhas, mostrando seu salão ao seu público, é crescimento certo.

 

 

 

 

10° PASSO - UTILIZE SUAS REDES SOCIAIS

 

 

 

Muitos empreendedores, não mostram seu trabalho através de suas redes sociais, NÃO COMETA ESSE ERRO!

 

Mostrar o seu trabalho é muito importante, não fique com vergonha ou pare de dizer que não gosta de se expor! Mostre seu trabalho! Pois sei muito bem que faz com todo amor e dedicação, deixe as pessoas te conhecerem e admirar o profissional que é, com isso atrairá a atenção do seu público-alvo, e com toda certeza essas pessoas começarão a te procurar.

 

 

 

 

 

 

Sempre motive seus profissionais a utilizarem suas redes sociais a fim de divulgarem seus trabalhos, com a divulgação o salão também estará sendo divulgado e com isso virão novos clientes gerando crescimento da sua empresa.

 

As suas publicações em redes sociais são muito importantes, então não deixe de demonstrar o seu trabalho.

 

 

 

 

11° PASSO – ATENDIMENTO É TUDO

 

 

 

As mulheres adoram ir em salão de beleza, contudo, estão cada vez mais exigentes, sendo necessário uma série de treinamentos, desde uma simples lavagem ou corte, processo de química no cabelo que exige do profissional muito cuidado.

 

Existem trabalhos no salão como bem sabem, exige muito mais tempo do que outros, como uma progressiva, tratamento para pele e corpo, exigindo muita dedicação e cuidado do profissional.

 

 

 

12° PASSO - LEI DO SALÃO PARCEIRO (REDUÇÃO DE CARGA TRIBUTÁRIA).

 

 

CONHEÇA AS LEIS!

 

Existe uma lei que beneficia o Salão de Beleza e o Profissional Parceiro, esta lei é denominada, LEI DO SALÃO PARCEIRO, cumprindo todos os requisitos da lei 13.252/2016, irá beneficiar e muito o salão de beleza, ao seguir a lei de forma correta irá proporcionar total segurança jurídica ao empresário, mas deve seguir rigorosamente o que determina a lei. LEI DO SALÃO PARCEIRO - SAIBA MAIS.

 

 

 


 ABRA SUA EMPRESA CONOSCO

 

 

A escolha da empresa contábil é muito importante, você deve analisar, se aquele escritório atua no ramo de salão de beleza, dando-lhe todo o suporte e orientação quanto a devida aplicabilidade da lei. Então todo o cuidado é pouco. Clique Aqui para Abrir sua Empresa

 

 

 

NOSSO ESCRITÓRIO CONTÁBIL ATUA NESSE SEGMENTO

 

 

PEREIRA MONTENEGRO atua no segmento de Salão de Beleza, pois somos especialistas em Salão de Parceiro, desde a elaboração do contrato de Parceria, juntamente com a homologação junto ao Sindicato da Classe ou Ministério do Trabalho, dando todas as orientações relativas quanto a aplicabilidade da lei. QUER VER O ARTIGO NA INTEGRA CLIQUE AQUI.

 

E o principal ajudamos sua empresa a reduzir a carga tributária, fazendo com que o empresário pague menos impostos, com a aplicabilidade da lei, fará que você empreendedor obtenha maiores resultados financeiros. Ninguém que perder dinheiro!

 

 

Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco, pois além de sermos especialistas no ramo de Salão de Beleza, somos contadores consultores, onde ajudamos o empresário na Gestão Financeira e Planejamento Estratégico de seu negócio, contribuindo assim com o crescimento da sua empresa. PLANEJAMENTO FINANCEIRO - ACESSE AQUI

 

O objetivo do nosso escritório não é lhe entregar apenas guias de tributos, queremos lhe ajudar no crescimento do seu negócio, pois muitos empresários não possuem um Planejamento Financeiro e Planejamento Estratégico do negócio, é onde a PEREIRA MONTENEGRO chega para ajudar no crescimento de sua empresa.

 

 

Espero ter ajudado.

 
 
 

Rute Pereira Murbach
Contadora e Advogada Tributarista

Voltar

Compartilhe!