COMO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

 

Antes de ABRIR EMPRESA, deve ser feito um Planejamento Estratégico de Negócios, através do planejamento, demonstrará ao empresário como será constituído o negócio.

 

Vamos imaginar um mapa, ao segui-lo irá auxiliar o empresário que esteja montando um negócio ou até mesmo para quem tem empresa constituída, com o Planejamento estratégico, irá ajudar o empreendedor lhe proporcionando mais segurança e mais assertividade nas tomadas de decisões.

 

O Planejamento Estratégico, ajuda o empresário na hora de definir os reais objetivos do negócio, criando estratégias, metas, projetos e processos, permitindo uma visão mais ampla e dando senso da viabilidade, se viável ou não.

 

 

 

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PARA QUAL TIPO DE EMPRESA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É UTIL?

 

 

 

Engana-se pensar que PLANELAMENTO ESTRATÉGICO serve apenas para grandes empresas. Na realidade todas as empresas desde pequenas como grandes corporações, o intuído, é o Crescimento cada vez mais do negócio, podendo o planejamento estratégico ser criado e incorporado por qualquer tipo de empresa, independentemente do tamanho.

 

Ao aprender sobre PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, dará a você empreendedor uma visão mais ampla da real situação da sua empresa, contribuindo com o sucesso e crescimento do negócio.

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS

 

  

 

Para você empreendedor ao abrir empresa, é de suma importância em conhecer o seu negócio, pois com o Plano Estratégico feito, lhe mostrará o caminho a ser percorrido, mesmo que haja riscos, mas com ele estruturado a possibilidade de dar certo com crescimento contínuo é muito maior.

 

Não basta apenas verificar a viabilidade do negócio, através do Planejamento estratégico, irá analisar a viabilidade, para quem quer a ABRIR EMPRESA, se o negócio pretendido é viável ou não, e para aqueles empresários que possuem empresa constituída, o planejamento estratégico irá demonstrar como fazer com que o negócio cresça ainda mais. Com as estratégias assim definidas em seu plano de negócios e seguindo assim esse mapa, irá lhe proporcionar o retorno financeiro e crescimento de sua empresa.

 

O Planejamento estratégico, ajuda a minimizar os riscos e possíveis problemas, possibilita identificar estratégias prevenindo tais fatores.

 

 

 

PARA QUE SERVE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

 

 

 

O Planejamento estratégico é o mesmo que definir como será a gestão de sua empresa é necessário ter de um método claro identificando onde a empresa está no atual momento e decidir para onde quer chegar.

Se tiver metas bem definidas desde o início, será muito mais fácil atingir os objetivos do negócio e conquistar seu espaço no mercado.

 

 

 

QUAIS AS VANTAGENS EM REALIZAR UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

 

 

· Destino claro, para onde está indo os recursos financeiros da empresa, pois através o planejamento estratégico, para qualquer ação já foi analisada e definida anteriormente.

· Criação de metas e objetivos, fazendo com que os colaboradores participem na sua criação, deixando a equipe mais motivada, ante as suas ideias, trazendo assim um ambiente mais profissional.

· Irá demonstrar quais são os pontos que estão em alta, bem como os pontos que estão em baixo crescimento em seu negócio, mostrando oportunidades de crescimento junto ao mercado em que atua.

· As metas e objetivos através do planejamento estratégico, são mais claros, dando mais segurança na tomada de decisões.

· Trazendo alternativas e corrigindo assim decisões, diante dos objetivos que estão bem definidos, demonstrando o seu desempenho.

 

 

 

QUANDO DEVO FAZER O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

 

 

Depende de cada empresa, a grande maioria das empresas elaboram o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO geralmente nos meses de setembro ou outubro, para que no mês de janeiro seja colocado em prática, que vai de janeiro a dezembro.

 

Mas nada impede que a empresa opte por outros períodos para a criação do planejamento estratégico de negócios.

 

  • MÉTRICAS A SEREM OBSERVADAS
  • QUAL É O PORTE DA EMPRESA
  • COMO ESTÁ A SAÚDE DA SUA EMPRESA
  • COMO ESTÁ O MERCADO EM QUE A EMPRESA ATUA
  • QUADRO DE FUNCIONARIOS – HÁ MUITA ROTATIVIDADE OU BAIXA ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS.
  • FATURAMENTO – ESTÁ CRESCENDO OU DIMINUINDO
  • QUAIS SÃO AS MEDIDAS QUE VEM DESEMPENHANDO

 

 

O mercado está mudando muito rápido, tanto as empresas como clientes e fornecedores, eles mudam constantemente suas estratégias, por isso a necessidade de ficar atento as mudanças do mercado, para que seu negócio não fique para traz, pois sem o monitoramento constante é impossível acompanhar o mercado, tirando a visão de crescimento do empreendedor.

 

As vezes a sua empresa fara o planejamento estratégico uma vez por ano ou até mesmo a cada 02 anos. No entanto, existem mercados diante da sua rapidez ante as mudanças, se faz necessário até duas vezes ao ano, por isso importância do monitoramento constante do mercado em que atua, a fim de atingir seus objetivos de crescimento.

 

 

 

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

 

 

1 - INVESTIGUE

 

Envolva as pessoas que irão fazer parte da aplicação do planejamento, para que seu negócio atinja os melhores resultados, é muito importante que haja clareza na elaboração do planejamento estratégico.

Reúna a equipe, levante informações, para a criação do plano de negócios, debatendo as forcas e fraquezas no ambiente interno de trabalho, identificando as oportunidades de crescimento e ameaças em que o mercado está apresentando.

SWOT em inglês esta sigla significa, STRENGTHS, WEAKNESSES, OPPORTUNITIES AND THREATS em português FORCAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS (FOFA)

Além de reuniões com a equipe de funcionários também é necessário fazer reuniões com os fornecedores. Faca pesquisas entre os clientes a fim de obter informações do mercado em que atua, a fim de ajudar na elaboração do planejamento estratégico da empresa.

 

 

 

2 - DEFINIÇÃO DE MISSÃO, VISÃO, VALORES

 

 

Se sua empresa não possui é muito importante definir MISSÃO, VISÃO E VALORES, é necessário que desde os funcionários, clientes e fornecedores, concorrentes, estejam cientes de como seu negócio funciona.

Com a definição dessa filosofia, irá dar mais transparência, deixando tudo muito claro, e como a empresa lida com os produtos ou serviços que oferece denominado OBJETIVOS ESTRATÉGICOS.

A metodologia dos objetivos estratégicos, para sua definição BSC que significa em inglês BALANCED SCORE CARD, traduzindo, CARTAO DE PONTUAÇÃO EQUILIBRADO.

 

 

 

3 - ELABORAÇÃO DE METAS E INDICADORES

 

 

É necessário a criação de metas de crescimento, e dentro dessas metas verifique a possibilidade de ter indicadores, através desses indicadores, irão te demonstrar como esta o monitoramento das metas que foram assim estabelecidas.

 

Exemplo:

A empresa está com uma meta de aumento de faturamento, o indicador dessa meta será o próprio faturamento se aumentando ou não.

 

LUCRATIVIDADE DA EMPRESA – PLANEJAMENTO FINANCEIRO

 

É de suma importância que o empreendedor acompanhe o faturamento da empresa, por isso a importância do planejamento financeiro.

Vamos imaginar que a empresa possui faturamento positivo, no entanto, o dinheiro disponível não supre os custos, pois os seus gastos estão mais elevados, daí a importância de um planejamento financeiro, a fim de reduzir esses custos, onde irá demonstrar para onde esta indo o dinheiro da empresa.

Além do planejamento financeiro para saber a lucratividade da empresa é necessário fazer um comparativo de mercado, por isso a importância de sempre analisar o mercado em que atua seu negócio.

 

 

 

VALOR TICKET MÉDIO

 

 

A forma mais usada para cálculo do valor do TICKET MÉDIO é feito da seguinte forma:

SOMATÓRIA DO FATURAMENTO DO VENDEDOR / DIVIDINDO O RESULTADO PELO NÚMERO DE CLIENTES. ENCONTRANDO O VALOR DO TICKET MÉDIO

 

 

 

INDICADOR - SERVIÇOS DE ENTREGAS

 

 

Este indicador nível de serviços de entregas, é um dos mais observados pelos clientes A ENTREGA DOS PRODUTOS, permitindo analisar o desempenho da operação de transportes, se as mercadoria entregues estão sendo no prazo e se não estão entregando mercadorias danificadas na hora do transporte, através deste indicador, ira demonstrar como esta o setor de logística de sua empresa, permitindo assim que trabalhe de maneira mais eficiente, corrigindo possíveis falhas.

Não basta analisar somente apenas o seu setor de logística, através desse indicador, irá analisar o desempenho dos seus fornecedores, onde lhe demonstrara o grau de confiabilidade na hora da entrega bem como os prazos estabelecidos.

 

 

 

INDICADOR – TAXA DE SUCESSO VENDAS

 

 

Através desse indicador, irá demonstrar ao empreendedor o número de sucessos realizados em cada venda. É feito uma análise pelo número de vendas realizadas (vendas efetivadas) e a quantidade de possíveis vendas em um determinado período.

São planejamentos mais concretos para os funcionários, de forma detalhada a respeito de onde a empresa quer chegar, por meio de esforços e conjunto de funcionários e empresa, procurando através do planejamento aumentar as vendas.

 

 

 

4 - PROCESSOS/ PROJETOS

 

 

De forma sequencial, onde coordena as atividades da empresa, com o intuito de atingir resultado, denominado PROCESSO, no qual corresponde a forma e a organização que a empresa funciona, sendo o processo repetitivo, onde existe padrão da empresa.

Já o projeto acontece quando ira gerar um produto, gerando resultado único em um único período, sendo o projeto possui um fim específico com início e fim, buscando melhorar os processos, ou seja, a rotina da empresa.

Sendo de suma importância a definição de projetos e processos, bem como a suas prioridades e como eles serão executados.

 

 

 

5 - CONTROLE E GESTÃO

 

 

Depois da elaboração do planejamento estratégico, agora é o momento de colocar o planejamento em prática.

Para que o planejamento estratégico de negócios funcione efetivamente é necessário fazer reuniões periódicas, a fim de acompanhar todo o planejamento se está sendo colocado em prática, bem como o acompanhamento das metas, projetos e processos, será como um medidor de temperatura, demonstrando se a empresa esta indo para o caminho certo ou não.

Através do controle e gestão, irá demonstrar, se há necessidade redefinição periódica da análise SWOT, dos objetivos estratégicos, bem como metas e plano de ação. Caso não esteja de maneira satisfatória, impedindo de atingir seus objetivos, se faz necessário modificar a rota traçada.

Com o planejamento estratégico estruturado e posto em prática, irá trazer benefícios a empresa, ou seja, na organização como um todo, sendo feito de forma periódica permitirá que a empresa cresça de forma correta e principalmente com qualidade.

Mesmo que a empresa é pequena é muito importante a criação do planejamento estratégico, pois irá permitir melhorias quanto aos aspectos da empresa, pois não trata apenas de processo, irá impactar seu negócio como um todo.

 

 

 

CONTE COM A PEREIRA MONTENEGRO

 

 

Tenho certeza que ao aplicar essas dicas a sua empresa irá crescer!! Queremos te ajudar!!!

 

 

 

Conte com a ajuda da PEREIRA MONTENEGRO, nosso escritório de contabilidade, além de contadores somos contadores consultores e contabilidade digital onde atendemos em todo Brasil, ajudamos o empresário desde a abertura de empresa e ainda lhe ajudamos na elaboração do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO e PLANEJAMENTO FINANCEIRO de seu negócio, pois queremos sim que a saúde da sua empresa esteja em perfeitas condições.

 

Com planejamento estratégico bem estruturado, nós podemos te ajudar na elaboração, pois a Gestão de sua empresa é muito importante. Conte com a PEREIRA MONTENEGRO no crescimento do seu negócio.

 

 

Espero ter ajudado.

 
 
 
 

Rute Pereira Murbach
Contadora e Advogada Tributarista

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